Menu

[ Dia mundial do urbanismo, dia de cuidar da nossa cidade e de homenagear Sérgio Santana ]

Home » Novidades » Dia mundial do urbanismo, dia de cuidar da nossa cidade e de homenagear Sérgio Santana

08-11-2016

08 de novembro é o “Dia Mundial do Urbanismo”, data oportuna para a reflexão coletiva sobre o tipo de cidade em que vivemos e como queremos que a cidade seja consolidada ao longo do tempo, sem descuidar dos elementos naturais que garantem uma melhor qualidade de vida nos espaços urbanos. A data, comemorada há 65 anos em mais de 30 países, foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover a consciência, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo.

O fundamento para a criação deste dia, inclusive, nasce de uma declaração do engenheiro Carlos Maria della Paolera, que também foi o  primeiro professor de urbanismo na Argentina, que certa vez disse: “Nessas colmeias humanas, que são as grandes cidades modernas, quebrou-se o equilíbrio entre a obra artificial e os elementos da vida  que generosamente nos dá  a Mãe Natureza. Seguindo os mais variados rumos em sua pesquisa, os urbanistas de todo o mundo chegaram à conclusão de que é necessário recuperar o ar, o sol e a vegetação nas cidades modernas. As teorias e realizações urbanísticas mais opostas concordam  com o objetivo final, que é garantir a união íntima da cidade com a terra habitada, dando ampla abertura para a natureza entre as massas inertes da construção urbana. “

Nós da NOVAES Engenharia,  aproveitamos a data para homenagear o arquiteto Sérgio Santana, grande nome do paisagismo no Brasil e profissional que acredita no resgate da relação com a natureza através dos espaços e ambientes em que habitamos.

No início da década de 1970, Sergio viajou para os Estados Unidos com o intuito de estudar inglês. Lá, conheceu o curso de arquitetura paisagística da Louisiana State University. Decidiu, então, estender sua estada no país e se formar arquiteto de paisagem, profissão que ainda era desconhecida no Brasil. Formou-se em 1976, foi estagiário de Roberto Burle Marx em uma de suas vindas ao Brasil, experiência essa que lhe fez ter a certeza de que um dia voltaria para atuar no seu país de origem.

Começou sua empresa em 1983, nos EUA, onde trabalhou até 1990, mesmo ano em que começou a atuar no Brasil. Hoje tem projetos assinados em diversas cidades entre eles, o boulevard dos Jogos Panamericanos, do Rio de Janeiro.

Sérgio Santana também é parceiro da NOVAES Engenharia, assinando projetos como o Inovatto, Open Residence, Viva la Vida e o Plaza de Aníbal, empreendimentos que oferecem inovação e exclusividade respeitando a natureza e criando um diálogo direto com a paisagem.

Fonte: CAU Br / Revista AuE Paisagismo digital