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[ Marcos explica no O POVO como manter as portas sempre abertas ]

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11-02-2017

Se em um período de bonança da economia, fidelizar a clientela é importante, em uma época de baixa, em que as pessoas estão ainda mais criteriosas em relação aos seus recursos, saber cativar passa a ser uma questão de sobrevivência de mercado. Atendimento personalizado, ofertas mais agressivas, produtos inovadores e acompanhamento online do andamento da obra são algumas das estratégias que construtoras e imobiliárias estão adotando para fisgar o cliente.

O sócio diretor da Novaes Engenharia, Marcos Novaes, afirma que busca sempre projetos inovadores, que antecipem tendências. Para ele, oferecer um bom produto é um dos passos mais importantes para fidelizar o cliente. “Se o cliente se sente fora do dia a dia, vê que é algo realmente bom, ele vai trocar o metro quadrado pelo metro pensado”.


Foto: Marcos Novaes em evento de entrega do Plaza de Aníbal aos clientes.

Ele diz que cumprir rigorosamente os prazos – apesar de ser óbvio e de fazer parte do contrato – é uma das principais razões que fazem o consumidor voltar. Além de um diálogo franco e constante com o cliente.

“Ter uma linha direta com o cliente é muito importante para fidelização. E, neste momento da economia nacional, é bom que ele se sinta à vontade para falar, inclusive, de valores financeiros e da readequação ao fluxo de caixa. São coisas que acabam ganhando maior peso”.

Fazer a entrega do empreendimento em grande estilo também tem sido uma marca das construtoras cearenses. Porém, Novaes alerta que somente dá certo se tiver motivos para comemorar. “A festa é mais um coroamento, porque se o cliente não estiver satisfeito com os prazos ou com produtos, é algo que pode não surtir o efeito desejado”.

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