Menu

[ Lean Construction na Novaes Engenharia ]

Home » Novidades » Lean Construction na Novaes Engenharia

01-01-2016

Você sabe o que é Lean Construction? E Sistema Toyota de Produção? Kanban? Gemba?

Vamos apresentar aqui ferramentas e conceitos que, apesar de pouquíssimo conhecidos pelo grande público, são muito valiosos para a equipe Novaes Engenharia!

Tudo isso tem origem na indústria automobilística japonesa, que após viver um pós-guerra devastador, apostou em um novo modelo de gerenciamento da produção tendo uma única meta: desperdício zero! Esse modelo ficou conhecido mundialmente como o Sistema Toyota de Produção.

Posteriormente, ideias e ferramentas presentes nesse modelo foram disseminadas para praticamente todas as áreas da indústria e iniciou-se uma revolução em diversos setores nos respectivos modelos de produção, dando início ao “Lean Thinking”. Lean é um termo oriundo do Inglês, que tem diversas traduções: magro, pobre, esguio… para nós, entretanto, a palavra que melhor define o Lean seria “Enxuto”. Desse modo, o Lean Thinking e Lean Construction nada mais seriam que um “Pensamento enxuto” ou a “Construção Enxuta”! Enxuta em que sentido? Desperdício zero! Assim, apresentaremos algumas ferramentas presentes em nossas obras para que você veja como temos zelo na construção de sua moradia.

Desse modo, hoje, apresentaremos o gerenciamento das Argamassas utilizadas em nossas obras por meio dos Cartões Kanban! Mas Kanban, o que significa? Muitas palavras que utilizamos são de origem japonesa e esse é o caso! Kanban tem como significado “Cartão” ou “Sinalização”. Sendo assim, o sistema tem base na utilização de pequenos cartões para sinalizar e orientar o fluxo dos diversos tipos de argamassa em cada um dos pavimentos de nossos edifícios. A atividade acontece da seguinte forma:

O operário, com antecedência, solicita ao setor técnico o número de cartões necessários para o serviço que sua equipe fará, contendo informações de qual argamassa será utilizada, de sua quantidade e do pavimento onde será utilizada:

O operário coloca-o no Quadro Gerenciador de Kanban, que informa ao betoneiro, o operário responsável pela produção de argamassas, qual horário o seu material precisa ser produzido e para onde deve ser enviado:

O material correto é produzido e entregue na quantidade certa e no momento correto! Tudo isso é Lean! Processos a prova de erros! Desperdício zero! É assim que seu bem morar está sendo construído! Em breve, apresentaremos mais sobre a filosofia Lean Construction na Novaes Engenharia!