O Alzheimer é um tipo de doença que causa degeneração progressiva dos neurônios no cérebro, e que está relacionada a uma combinação de várias causas como fatores genéticos, envelhecimento, sedentarismo, traumatismos cranianos e tabagismo, por exemplo. Confira todas as causas do Alzheimer.
Assim, para fazer a prevenção do Alzheimer, especialmente em casos de histórico da doença na família, os cuidados no dia a dia podem ajudar a atrasar o surgimento da doença.
1. Fazer diariamente jogos de estratégia
As atividades que estimulam o cérebro ajudam a reduzir o risco de desenvolver Alzheimer porque mantêm o cérebro ativo. Assim, deve-se guardar 15 minutos por dia para fazer atividades como:
Fazer jogos de estratégia, puzzles ou palavras cruzadas.
Aprender algo novo, como falar uma nova língua ou tocar um instrumento;
Treinar a memória, memorizando a lista de compras, por exemplo.
Outra atividade que estimula o cérebro é ler livros, revistas ou jornais, pois além da leitura o cérebro também retém informações, treinando várias funções. Confira outras atividades que ajudam a estimular o cérebro.
2. Praticar 30 minutos de exercício por dia
Fazer exercício físico regularmente pode diminuir até 50% as chances de desenvolver Alzheimer e, por isso, é importante fazer 30 minutos de atividade física 3 a 5 vezes por semana.
3. Adotar uma dieta mediterrânea
Fazer uma dieta mediterrânea rica em vegetais, peixes e frutas ajuda a nutrir corretamente o cérebro, impedindo problemas graves, como o Alzheimer ou demência. Algumas dicas de alimentação são:
4. Dormir 8 horas por noite
Dormir pelo menos 8 horas por noite ajuda a regular o funcionamento do cérebro, aumentando a capacidade para pensar, guardar informação e resolver problemas, prevenindo o surgimento de demências.
5. Manter a pressão arterial controlada
A pressão arterial alta está relacionada com o surgimento precoce da doença de Alzheimer e demência. Assim, pacientes com hipertensão devem seguir as indicações do clínico geral e fazer, pelo menos, 2 consultas por ano para avaliar a pressão arterial.
6. Manter o peso saudável
Manter o peso saudável, com o IMC abaixo de 25, ajuda a evitar complicações do sobrepeso ou obesidade, como pressão alta, diabetes e colesterol alto, que podem aumentar o risco de desenvolvimento do Alzheimer. Saiba como calcular o IMC.
7. Controlar o estresse
O estresse crônico pode aumentar o risco de desenvolvimento do Alzheimer, devido a uma desregulação do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal e aumento dos níveis de cortisol, que é o hormônio relacionado ao estresse, e que parecem aumentar o risco de degeneração dos neurônios e demência. Desta forma, controlar o estresse pode ajudar a prevenir o Alzheimer ou atrasar o seu desenvolvimento.
8. Evitar fumar
O cigarro contém toxinas que aumentam o estresse oxidativo, a inflamação e os danos nas células cerebrais, e está associado ao aumento do risco de desenvolvimento do Alzheimer.
Fonte: https://www.tuasaude.com/6-dicas-prevencao-do-alzheimer/