Novaes Engenharia
Vendas: (85) 4042-0208

A perda da saúde mental traz muito sofrimento. A boa notícia é que há muitos estudos, recursos e empatia para ajudar

A perda da saúde mental traz muito sofrimento. A boa notícia é que há muitos estudos, recursos e empatia para ajudar

O Ministério da Saúde tem estratégias e diretrizes adotadas pelo país para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. Abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc, e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

O acolhimento dessas pessoas e seus familiares é uma estratégia de atenção fundamental para a identificação das necessidades assistenciais, alívio do sofrimento e planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas, se e quando necessárias, conforme cada caso. Os indivíduos em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial, formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita, pela rede pública de saúde.

Além das ações assistenciais, o Ministério da Saúde também atua ativamente na prevenção de problemas relacionados a saúde mental e dependência química, implementando, por exemplo, iniciativas para prevenção do suicídio, por meio de convênio firmado com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que permitiu a ligação gratuita em todo o país.

Importante:

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do núme- ro 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar para o chat.

MANUTENÇÃO DA SAÚDE MENTAL

Praticar hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida de qualidade, ajudam a manter a saúde mental em dia.

Jamais se isole;
Consulte o médico regularmente;
Faça o tratamento terapêutico adequado;
Mantenha o físico e o intelectual ativos;
Pratique atividades físicas;
Tenha alimentação saudável;
Reforce os laços familiares e de amizades.
Conheça a plataforma Saúde Brasil e veja quais hábitos adotar, em todas as áreas da vida, para ter mais qualidade de vida.

PESSOAS QUE PODEM SER AFETADAS

Todas as pessoas, de ambos os sexos e em qualquer faixa etária, pode ser afetado, em algum momento, por problemas de saúde mental ou dependência química, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, no entanto, podem servir como gatilhos para início do problema.

Entrada na escola (início dos estudos); Adolescência;
Separação dos pais;
Conflitos familiares;

Dificuldades financeiras; Menopausa; Envelhecimento; Doenças crônicas; Divórcio;

Perda entes queridos; Desemprego;
Fatores genéticos; Fatores infecciosos; Traumas.

FALSOS CONCEITOS

É comum que as pessoas que sofram com transtornos mentais ou dependência química seja, muitas vezes, incompreendidas, julgadas, excluídas e até mesmo marginalizadas, devido a falsos conceitos ou pré-conceitos errados.

Entenda que as doenças mentais não são fruto da imaginação;

A pessoa não escolhe ter;
Algumas doenças mentais têm cura, outras possuem tratamentos específicos;
Pessoas com problemas mentais são tão inteligentes quanto as que não têm;
Pessoas com problemas mentais não são preguiçosas.
Estes mitos, aliados à discriminação, aumentam os sintomas do problema e, em muitas ocasiões, podem levar até ao suicídio. Mesmo nos casos mais graves, é possível controlar e reduzir os sintomas por meio de medidas de reabilitação e tratamentos específicos. A recuperação é mais efetiva e rápida quanto mais precocemente o tratamento for iniciado.

Faça sua parte. Não dissemine falsos conceitos!

Não questione, não ache que é frescura e que é simplesmente força de vontade para superar. Não estigmatize. Apoie. Dê amor, atenção e compreensão. Ajude a reabilitar, incentivando acompanhamento profissional adequado. Ajude a integrar ou reintegrar a pessoa.

Fonte: Ministério da Saúde

Mais novidades

Nós ligamos para você

Home

Home

Empreendimentos

Empreendimentos

Portal de Vendas

Portal de Vendas

Andamento da Obra

Andamento da Obra

Novaes Engenharia

Tabela e Folder Digital

Tabela Digital

Novidades

Notícias

Open Innovation

Open Innovation

SAC

Fale Conosco

Política de privacidade →