Também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.
No catolicismo, Nossa Senhora da Assunção representa a celebração da “Dormição de Maria”, mãe de Jesus. Segundo a crença ensinada na Igreja Católica Romana e em algumas igrejas ortodoxas, a progenitora de Cristo teve seu corpo e alma assuntos (levados) ao céu para a glória celeste, logo após sua morte.
A festa da Assunção é comemorada dia 15 de agosto. É uma comemoração originária de Portugal, mais propriamente de Trás os Montes, sendo feriado nacional.
É padroeira das cidades de Anços (Montelavar), Fortaleza e Viçosa do Ceará, no estado do Ceará, de Jales e Jundiaí do estado de São Paulo, de Caçapava do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, de Cabo Frio e Valença, no estado do Rio de Janeiro, de Cabo Verde (Minas Gerais), Bom Despacho, Belo Horizonte e Itaúna em Minas Gerais (da qual sua festa comemora-se junto com a Festa de Nossa Senhora do Rosário), de Acari no Rio Grande do Norte, de Maringá no estado do Paraná, em Cruzeiro do Sul no estado do Acre e em Oeiras do Pará no estado do Pará. Sua festa é também celebrada como feriado municipal na cidade de Campo Belo, no estado de Minas Gerais.